Na última quarta-feira, 12 de novembro, o diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Rodrigo Cavalcante, acompanhado do diretor de Operações, Leonel Lima, do Diretor de Gestão Estratégica Fundiária, Vinícius Coelho, e dos assessores de Articulação Gilvano Quadros e Cássio Borges, realizou uma visita técnica aos municípios de Lagoa do Piauí e Água Branca.
As visitas fazem parte de uma série de deslocamentos estratégicos que têm como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pelo Interpi e definir de que forma as prefeituras podem colaborar com as ações de regularização fundiária em andamento no estado — seja por meio de apoio técnico, cessão de pessoal, troca de informações ou intermediação com os cartórios locais entre outras ações conjuntas.
Segundo o diretor-geral Rodrigo Cavalcante, a aproximação com os municípios é uma etapa fundamental da nova fase de atuação do Interpi: “Estamos fortalecendo o diálogo com as gestões municipais para que as ações de regularização fundiária ocorram de forma planejada, integrada e eficiente. A Prefeitura é uma parceira essencial nesse processo, pois está próxima das comunidades e conhece de perto suas demandas. O Interpi tem buscado alinhar o trabalho técnico com o apoio local, garantindo que o processo de regularização avance com segurança e transparência”, destacou Rodrigo.
Em Água Branca, a equipe foi recebida pelo prefeito Júnior Ribeiro, pela vereadora Luciana Alencar e por representantes da administração municipal. A comitiva também visitou produtores de frutas, que integram uma cadeia produtiva em crescimento na região.
O prefeito Júnior Ribeiro ressaltou a importância da parceria com o órgão estadual: “Água Branca tem muito a ganhar com a presença do Interpi. A regularização fundiária traz segurança jurídica para os produtores e fortalece nossa economia local. Estamos à disposição para apoiar o que for necessário e garantir que esse trabalho chegue a todas as comunidades.”

No município de Lagoa do Piauí, o grupo foi recebido pela prefeita Camila Barbosa e sua equipe técnica. A gestora destacou a relevância da parceria e o impacto social das ações fundiárias: “A visita do Interpi reforça o compromisso do Governo do Estado com os municípios. A regularização das propriedades rurais é uma pauta que muda vidas, garante dignidade e impulsiona o desenvolvimento. Estamos felizes em colaborar e ver esse trabalho chegar à nossa população.”

De acordo com Vinícius Coelho, a visita também teve caráter técnico e estratégico, servindo como etapa preliminar para o planejamento da nova fase da regularização fundiária ativa do Interpi, com base em diagnósticos mais precisos das realidades locais.
As ações de campo fazem parte do esforço contínuo de fortalecer a cooperação institucional e integrar o planejamento organizacional com a execução das políticas públicas fundiárias, alinhadas às diretrizes do Governo do Estado.



